Amazonas recebe a 100º edição do Fórum Consad

Secretários da Administração/Gestão, do Planejamento e da Fazenda de todo Brasil se reúnem em Manaus para debater formas de otimizar os recursos públicos

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realizará, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o seu 100º fórum, desta vez, no hotel Blue Tree Premium, em Manaus (AM). Integrará a reunião, o Seminário Internacional Compras Públicas, mais uma parceria entre o Conselho e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Participam do evento os secretários da Administração/Gestão, do Planejamento e de Fazenda de todo o Brasil, além do governador do Amazonas, Jose Melo de Oliveira; o representante do BID no Brasil, Hugo Flores; a secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Patrícia Audi; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, Murilo Flores; e o coordenador do Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Consefaz), André Horta.

A presidente do Consad e secretária da Administração do Pará, Alice Viana, comentou que a entidade assinou um memorando de intenções com o banco a fim de viabilizar a implantação de políticas públicas voltadas para a melhoria da prestação e eficiência dos serviços públicos aos cidadãos. “Parcerias como essa com o BID são fundamentais para o desenvolvimento do Estado brasileiro”, afirmou.

Segundo Alice, o encontro visa buscar estratégias estruturantes para a racionalização das despesas públicas – em especial, as que se referem à manutenção da máquina administrativa estadual. “Precisamos discutir opções para o desenvolvimento dessa importante política pública, que é a de compras governamentais; tanto no sentido de fomentar o desenvolvimento econômico dos estados, como também racionalizar as despesas, já que que a escassez de recursos se agrava cada dia mais”, justificou.

Tema relevante
O momento de crise, com estagnação econômica, queda de empregos e baixo índice de desenvolvimento do País e dos estados aquece o debate em torno de medidas para potencializar a otimização dos recursos públicos. Este é o tema da palestra proferida pelo professor de compras públicas da Universidade de Washington, Steven Schooner.

Já a perspectivas dos estados sobre a sua capacidade de gestão de compras e programas de formação na área serão tratadas pelo diretor da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Alexandre Motta; a coordenadora de Normas do Departamento de Logística do Ministério do Planejamento, Andréa Ache; do secretário-executivo de Licitações e Contratos da Secretária de Administração de Pernambuco, Adaílton Feitosa; e do chefe-executivo da Controladoria Geral da Paraíba, Gilmar Martins.

A diretora da Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo, Maria de Fátima Alves, irá mostrar como funciona o processo eletrônico de aplicação de sanções administrativas e avaliação dos fornecedores; enquanto o coordenador de Compras e Contratos Governamentais da Secretaria de Fazenda do Amazonas, Alessandro Moreira, falará sobre o uso da base de dados da nota fiscal eletrônica nas compras do Estado.

As boas práticas para o fortalecimento da gestão de compras no Pará serão retratadas pelo diretor de Gestão da Cadeia de Logística da Secretaria da Administração do Pará, Thiago Freitas Matos. Completa a programação, o debate entre Alice Viana e o secretário de Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, sobre compras públicas na trajetória da qualidade do gasto.  

Agenda interna
Em paralelo, o Consad promoverá a 100ª edição do seu fórum. Em pauta, acordos internacionais de contratações públicas e a avaliação do cenário econômico nos estados, com estratégias adotadas para enfrentar a crise fiscal e financeira que o País enfrenta. Na ocasião, os secretários da Administração deliberam sobre o IX Congresso Consad de Gestão Pública, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

SERVIÇO
100º Fórum Consad | Seminário Internacional de Compras Públicas Estaduais
25 e 26 de fevereiro de 20016 | Hotel Blue Tree Premium
Manaus (AM)
Consad: (61) 3322-5520 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
AP Comunicação – (61) 3223-0043
Paula Fonseca | paulafonseca@apcomunicacao.com.br
Mariana Pereira | marianapereira@apcomunicacao.com.br