Abertura do VII Congresso Consad conta com a presença de ministros

Maior evento de Gestão da América Latina, Congresso Consad reúne mais de 2 mil pessoa no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília

O VII Congresso Consad de Gestão Pública – Por Uma Gestão Sustentável começou nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Eduardo Diogo, também secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e também contou com a presença dos ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves, e das Comunicações, Paulo Bernardo, além do ex-ministro da Administração Federal e da Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira.

Eduardo Diogo agradeceu a presença dos mais de 2 mil participantes, ressaltando a particularidade deste ano ser de efervescências, com a realização da Copa do Mundo e as eleições gerais. “A política é irmã siamesa da gestão pública. É por meio dela que são definidos os gestores máximos dos executivos de todos os 5.570 municípios, 26 estados e o Distrito Federal, bem como do nosso País”, explicou o presidente do Consad.

Ele ainda acrescentou que o maior interesse do Consad é contribuir para o aprimoramento histórico-institucional do Brasil e colaborar nos desígnios do povo. “O Consad é co-autor e co-ator, co-arquiteto e co-construtor dessa grande nação brasileira. O nosso Brasil é um País com sérios problemas, mas também uma nação rica, poderosa, forte e capaz de fazer e refazer o seu próprio destino”, enfatizou.

Para Eduardo Diogo, “a entidade entende que o núcleo de transformação da gestão pública está nas pessoas e, portanto, temos que atuar na formação perene de líderes”. O presidente do Consad finalizou ressaltando que a dignidade é valor fundante da gestão pública. “É importante entender que o equilíbrio, o bom senso e o critério apurado no exercício da função fiscalizatória do gestor qualificam e dignificam”.

Mérito Consad

Na ocasião, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, fez um relato do desempenho da gestão previdenciária dos últimos anos: “Quero ser otimista e dizer que estamos no caminho certo”, avaliou o ministro, referindo-se à nova Previdência Complementar do Servidor Público. “Hoje posso dizer que a Previdência tem futuro”, acrescentou.

A solenidade também reservou a entrega da Medalha do Mérito Consad, na qual foram agraciados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser Pereira. A homenagem é concedida, anualmente, à personalidades brasileiras que se destacam pelo trabalho desenvolvido na área da gestão pública.

Também marcaram presença no evento o embaixador da Austrália no Brasil, Patrick Lawrence; o secretário da Administração Pública do DF e vice-presidente do Consad, Wilmar Lacerda; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Arnaldo Alves; o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o gerente regional do Bradesco, Romero Albuquerque; o diretor do Banco do Brasil, Ronaldo Borges; o diretor regional dos Correios, Antônio Tomás; e o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Luiz Gerardo Brígido.

Bons exemplos

A palestra magna de abertura do Congresso Consad foi proferida por Geoff Gallop, ex-governador da Austrália do Oeste e diretor da Escola de Governo da Universidade de Sidney, que abordou o tema “Para onde caminha a reforma do setor público”. Segundo ele, a reforma do setor público deve atingir desde a Presidência, aos Ministérios, Chefias de Estados e lideranças de equipe. “É preciso investir em um setor público que sirva ao governo e que seja custo-efetivo, sempre direcionado aos resultados e à ética”, analisou.

O evento prossegue nesta quarta-feira (26), com a apresentação de painéis selecionados pelo Comitê Científico do Consad – do total de 601 inscritos –, além de três mesas redondas com a participação de conselheiros do Consad e secretários estaduais. Na quinta-feira (27), quem encerra o congresso é Stephen Goldsmith, ex-prefeito de Indianápolis, ex-vice-prefeito de Nova York e professor da Universidade de Harvard, que falará sobre “Como as novas tecnologias estão mudando a forma de governar e o papel da inovação”.