95º Fórum Consad acontece no Rio de Janeiro

Secretários de Estado da Administração/Gestão se encontram, entre os dias 30 de julho a 1º de agosto, para debater melhorias na gestão pública

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realiza, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a 95ª edição do Fórum Consad. O evento, que acontece no hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro, reúne secretários da Administração/Gestão para discutir ações de melhoria e inovação na gestão pública brasileira.

Para Eduardo Diogo, presidente do Consad, o fórum é um importante espaço de debate para que os estados estudem condições de implantar projetos em prol dos cidadãos. “É essencial termos a oportunidade de construir pontes e interfaces para trabalharmos em conjunto e se comunicar”, analisou.

O também secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará abre esta edição ao lado do conselheiro Francisco Caldas, secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro e anfitrião do 95º Fórum Consad. Renata Vilhena, secretária de Estado do Planejamento e Gestão de Minas Gerais, e Wilmar Lacerda, secretário de Estado da Administração do Distrito Federal também participam da cerimônia. 

Eleições 2014
A palestra de abertura será proferida pelo cientista político Jairo Marconi Nicolau. Especialista em sistemas eleitorais, o professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá traçar as perspectivas do atual cenário eleitoral no País e avaliar as chances que, do seu ponto de vista, cada candidato pode ter na disputa de outubro. 

Conforme o especialista, esta eleição tem uma particularidade: a tendência é de que um grande número de eleitores vote branco ou nulo. “O índice de indecisos também aumentou muito em função da rejeição crescente ao Governo Federal”, atestou. O que pode determinar o resultado nas urnas, segundo Jairo, é a atual conjuntura político-econômica do Brasil, os efeitos das manifestações populares e as expectativas em diversas áreas que não se cumpriram.

 Missão coreana
A Coreia do Sul é o destino escolhido para a próxima missão técnica do Consad. O país é considerado um dos mais desenvolvidos do mundo pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).  

Coordenada por Eduardo Diogo, presidente do Consad, e Florencia Ferrer, presidente do e-Stratégia Pública, a comitiva embarca para o país oriental no final de agosto. Florencia explicou que o intuito da missão é conhecer práticas em energias renováveis, temas de gestão e atendimento ao cidadão. “Durante o Fórum do Rio, iremos definir a programação da viagem”, adiantou.

Saúde preventiva
Nesta edição do encontro, Luciane Araújo, subsecretária de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores do Distrito Federal, apresentará um relatório do Grupo de Trabalho Saúde do Servidor com índices de absenteísmo-doença, proporção de adoecimentos e custo dos afastamentos para o DF e os estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A pesquisa ainda será incrementada com dados do Pará, Acre, Ceará e Alagoas. “O nosso interesse é de que todos os estados participem do estudo para que possamos traçar diagnósticos e subsidiar ações de prevenção”, explicou a subsecretária. “Com isso, busca-se o desenvolvimento de ações que possibilitem a transição de um modelo assistencialista para uma lógica preventiva”, complementou.

Luciane explicou que, anualmente, alguns estados contabilizam o afastamento de 40% da força de trabalho por motivo de doença. O assunto insere-se no contexto da Agenda Comum de Gestão Pública União-Estados, acordo assinado pelo Ministério do Planejamento em conjunto com o Consad e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan).

Foco nos estados
A programação do Fórum Consad ainda reserva a participação de José Barroso Tostes Neto, coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e secretário da Fazenda do Pará. Na ocasião, ele irá falar sobre as etapas da construção da Agenda Comum Consad/Confaz.

Já as ações desenvolvidas pelo convênio Consad/Sebrae serão retratadas por Bruno Quick, gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional. Ana Dezolt, especialista sênior em gestão fiscal e municipal, comentará os projetos em andamento do Grupo de Trabalho formado por membros do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O novo patamar para a Gestão Pública brasileira será discutido por Evelyn Levy, Humberto Falcão e Ricardo Oliveira. Para completar, Fábio Aurélio da Silveira Nunes, subsecretário-geral da Seplag-RJ, revelará as experiências inovadoras implantadas no Rio, como o projeto de reestruturação na área de compras. O assunto iniciará o debate entre os conselheiros sobre as ações de destaque em suas regiões.

Serviço
95º Fórum Consad
30 e 31 de julho e 1º de agosto de 2014
Hotel Windsor Atlântica – Rio de Janeiro