90º Fórum Consad reúne secretários de Estado em Palmas

Governador Siqueira Campos participa de cerimônia de abertura do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad)

 A cidade de Palmas é a sede do 90º Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Administração, evento que acontece até o dia 5 de julho, na capital de Tocantins. A cerimônia de abertura foi realizada no Palácio Araguaia na manhã desta quinta-feira (4/7), e contou com as presenças do presidente do Consad, Eduardo Diogo, do governador José Wilson Siqueira Campos, do secretário-geral de Controle Externo, Maurício de Albuquerque, e do secretário de Estado da Administração do Tocantins, Lúcio Mascarenhas. Participaram ainda, o controlador-geral do estado, Ricardo Eustáquio, dos representantes de 20 secretarias estaduais, de especialistas e de autoridades.

O secretário Lúcio Mascarenhas destacou a importância de estabelecer uma interface entre a gestão pública e as demandas da sociedade. “Esse Fórum também tem o viés de analisar o atual cenário político do Brasil”, comentou.

Sobre o assunto, o presidente Eduardo Diogo afirmou que o atual momento traz reflexões que demonstram a maturidade da democracia no Brasil. Citou a Primavera Árabe, movimento revolucionário de manifestações que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África em 2010, que visou organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional sobre as tentativas de repressão e censura na Internet.

Eduardo Diogo comentou que o movimento foi um dos fatores que exerceu influência sobre as manifestações que marcaram diversas cidades brasileiras nas últimas semanas. Além disso, concluiu que as reflexões estimuladas durante o Fórum provocarão mudanças significativas na gestão estadual. “Que neste momento, possamos ter coragem para mudar o que deve e o que pode ser mudado”, disse.

O governador Siqueira Campos iniciou o seu discurso comentando que se sentiu honrado em receber a solenidade no Palácio Araguaia, construído no marco do centro geodésico do Brasil. Comentou que o País vive momentos difíceis e citou eventos históricos que promoveram alterações na conjuntura política brasileira. Entre eles, destacou a Revolta do Forte de Copacabana, que reivindicava o fim das oligarquias no poder.

Entre as soluções para os atuais desafios, Siqueira Campos disse que dar esmolas agrava a crise social e que a população deve ter acesso ampliado às oportunidades de emprego. Ressaltou, ainda, a necessidade de mudanças nos mecanismos de partilha dos tributos arrecadados entre os Entes Federativos. “O Brasil precisa do novo Pacto Federativo, para melhorar a participação na receita compartilhada”, observou.

Governança

Após a cerimônia de abertura, o secretário-geral Maurício Albuquerque apresentou a palestra “O TCU e o aperfeiçoamento da Administração Pública”. Na ocasião, mostrou as mudanças na estrutura do Tribunal de Contas da União, que vêm induzindo melhorias na qualidade da governança de instituições públicas.

Programação

O 90º Fórum Consad segue sua programação no espaço de eventos Ahãndu, até o dia 5 de julho. Para conferir a pauta, acesse o site www.consad.org.br.

Assessoria de Imprensa do Consad
AP Comunicação
Jornalistas responsáveis: Juliana Dantas e Mariana Pereira