IX Congresso Consad começa nesta quarta-feira

Começa nesta semana o IX Congresso Consad de Gestão Pública. A abertura do evento acontecerá nesta quarta-feira (8/6) e segue até o dia 10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o congresso é o maior evento brasileiro voltado para o debate do tema gestão pública.

Com uma vasta programação, o congresso terá início com a palestra Desafios da Reconstrução do Estado Brasileiro, proferida pelo governador do Pará, Simão Jatene. O estado ganhou destaque no ranking de contas públicas criado pelo Ministério da Fazenda e calculado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). O governo recebeu a melhor classificação entre os estado, com conceito B+, em um índice que vai de A+ até D-.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também estará presente na cerimônia de abertura do evento. Para a presidente do Consad e secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, o Distrito Federal é um bom exemplo de desafio de gestão pública. “O governo do DF vive um enorme desafio de reconstrução e tem se reinventado a cada dia em busca de alternativas de financiamento e condução de melhoria da gestão pública”, ressalta.

Nos últimos meses, o governo do Distrito Federal conviveu com o atraso de pagamentos de funcionários públicos, fornecedores e problemas de gestão na área da educação e saúde. “Diante dos demais Estados, o governador Rollemberg poderá expor o que Brasília tem feito para driblar a enorme crise econômica e política”, afirma Alice Viana.

Ainda no dia 8 de junho, haverá a entrega do Prêmio Mérito Consad de Gestão Pública e a conferência magna do ex-ministro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Colômbia, Diego Molano. Ele foi responsável pela implantação do Plano Vive Digital, reconhecido por várias organizações internacionais como uma das melhores políticas de Tecnologia da Informação do mundo.

São esperadas mais de duas mil pessoas durante os três dias de congresso, entre ministros, pesquisadores, gestores públicos federais, estaduais e municipais, especialistas, servidores públicos e técnicos.

Ministro Gilmar Mendes confirma presença

No dia 9, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, participa da mesa-redonda sobre a gestão da identificação cidadã aplicada à modernização dos serviços. Na oportunidade, o TSE vai apresentar o projeto Registro Civil Nacional (RCN), um sistema que reunirá informações dos principais documentos utilizados pela população, como CPF, RG e Título de Eleitor. O projeto, desenvolvido em parceria com o TSE, permitirá mais agilidade e facilidade no acesso aos serviços públicos, além de promover a segurança e reduzir os gastos.

A programação também contará com mesa-redonda capacidades estatais e dilemas do Brasil de hoje, no dia 9, comandada pelo diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Alexandre Gomide; e o coordenador de Operações Setoriais do Banco Mundial no Brasil, Roland Clark. Já no dia 10, o panorama sobre compras governamentais será debatido pelo co-diretor do Programa de Leis de Compras Governamentais da Universidade George Washington, Stephen Schooner; o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Hugo Flórez Timorán; e o diretor de Desenvolvimento Gerencial da Escola Nacional da Administração Pública (Enap), Paulo Marques. A atual crise fiscal e administração pública no Brasil serão temas da conferência de encerramento, ministrada pelo consultor do Senado Pedro Jucá.

Neste ano, o evento tem promoção e realização do Consad, apoio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Governo de Brasília, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial. Entre os patrocinadores: Correios, Bradesco, Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Regional de Administração (CRA), Instituto Publix, Zetra, Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), Banco de Brasília (BRB), Sebrae, Techne, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, KPMG, Instituto Protege, Benner, Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Instituto Aocp, ProBide e Software e Soluções SAP.