Governo eletrônico e a gestão da cadeia de suprimentos do setor público paraense

Case do Estado do Pará é apresentado durante o Seminário Internacional de Compras Públicas, na programação do 100º Fórum Consad, em Manaus

O coordenador de Compras Governamentais (CGOV) do Estado do Pará, Edemilson Fagundes, esteve, na tarde desta quinta-feira (25), no hotel Blue Tree Premium, em Manaus (AM), para participar do Seminário Internacional de Compras Públicas Estaduais, com a palestra “O governo eletrônico e a gestão da cadeia do setor público”.

Ele analisou as formas e as concepções do governo eletrônico e seu reflexo na cadeia de suprimentos do setor público e enfatizou a importância e as transformações por qual tem passando o setor de compras governamentais, que compreende parte da cadeia de suprimentos logísticos do setor público.

Para melhorar esse processo, a tecnologia da informação é um dos elementos que pode ajudar nesse controle de gastos, juntamente com o planejamento, visando sempre custos menores e de excelente qualidade. “O governo eletrônico pode ser materializado dentro da cadeia de suprimento do setor público e as compras públicas podem ser movimentadas por meio eletrônico trazendo uma série de benefícios” explicou.

A experiência empreendida pelo Governo do Estado do Pará com o uso da cotação eletrônica de preços também foi apresentada. “É uma forma de tornar mais eficiente e economicamente mais vantajosa os processos de aquisições e contratações advindos das compras diretas, em função do valor do objeto, cumprindo, desse modo, o mandamento emanado dos princípios que regem a administração pública”, disse.

Segundo ele, a cotação eletrônica abre uma janela de oportunidade para que compras diretas seja processadas de forma mais técnica e eficiente através de um sistema tecnológico que facilita na concepção de ter um amplo catalogo de fornecedores. Além disso, o sistema agrega uma transparência muito maior a população, sendo assim a sociedade tem acesso desde o lançamento da compra até a seleção da empresa e após essa contratação, a população pode ter acesso a uma série de relatórios do processo.

Texto: Luciana Benício/Sead-PA
Foto: Márcio Benchimol