Secad-TO desmistifica questões de orçamento e finanças no Congresso Consad

O painel “Temas atuais em gestão do orçamento e finanças” foi o tema geral para várias apresentações de técnicos da gestão pública de todo o país, entre eles a diretora de Administração e Finanças da Secretaria da Administração  do Tocantins, Micheline Pimentel que elaborou o estudo “Desmistificando o orçamento e finanças”.

Em sua discussão, Pimentel esboçou aos congressistas a temática do baixo percentual de execução orçamentária no ano de 2011 no órgão e a observação da prática de devolução de recursos para o Tesouro. Com isso, os técnicos da Secad buscaram entender qual era o motivo dessa devolução e estruturaram o estudo em: diagnóstico situacional, sensibilização, planejamento estratégico e execução discricionária.

Com uma linguagem simples e com soluções práticas, a diretora demonstrou que, após o estudo, foi detectado que haviam recursos que não eram executados por questões técnicas; desta forma investiu-se em aparatos tecnológicos, com base em economias simples que geram a mesma produtividade e proporcionam maior investimento.

“O projeto visa a flexibilização da execução do orçamento, aproveitando-o da maneira mais eficiente possível. Buscamos novo olhar em que se possa diminuir dentro do custeio, para investir mais. Por isso tem que se planejar com excelência para gastar bem e com qualidade” ressaltou Micheline.

O painel ocorreu na tarde desta quarta, 26 de março, no VII Congresso Consad de Gestão Pública em Brasília – DF.