LXXII Fórum – Espírito Santo apresenta dados sobre o Sistema de Preços Referenciais

Após a apresentação da experiência de contratação de preços referenciais do Espírito Santo no último Fórum do Consad, realizado em Recife, o grupo de trabalho formado para coordenar o projeto apresentou nesta manhã a proposta concreta para adesão dos estados e também dados dos resultados obtidos no Espírito Santo.

A apresentação foi iniciada pelo superintendente do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rodrigo de Moura. Segundo ele, o objetivo do Sistema de Preços Referenciais é permitir que o processo de compra de materiais e serviços dos estados se beneficie das informações. “Isso gera transparência, agilidade, blindagem dos gestores, facilidade aos órgãos de controle, uniformização das especificações e principalmente a satisfação da sociedade.”

Em seguida, a gerente de Controle Interno e Análise de Custos da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo, Leila Casagrande, apresentou os dados técnicos do estado, demonstrando a viabilidade de se fazer a pesquisa. Iniciada em maio, a utilização do Sistema de Preços Referencias gerou uma economia de aproximadamente R$ 480 milhões para o estado. “A pesquisa é economicamente viável, além de dar transparência e agilidade ao processo. O valor economizado ratifica a importância do processo”.

Segundo Leila, o objetivo maior a ser alcançado é a agilidade. “Verificamos que 45% do tempo das licitações se volta para a consulta dos preços. Esse é um tempo precioso que não podemos desperdiçar, além da economia”.

Leila informou ainda que a pesquisa é publicada no site da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo (www.seger.es.gov.br) e também no Diário Oficial, para consulta de todos. “Atualmente os municípios já a estão utilizando. Nossa expectativa é de ampliá-la, realizando pesquisa de medicamentos e materiais hospitalares. Hoje, temos de serviços de segurança e limpeza, de material de expediente, informática e gêneros alimentícios.”

O presidente do Consad, Paulo César Medeiros, ressaltou que esse é um tema que deverá se discutido mais profundamente em função de sua importância.