Seplag-AL garante manutenção da certificação ISO 9001

Auditor disse ter ficado entusiasmado com o governo de Renan Filho e as ações de sua gestão

O trabalho árduo e a busca contínua pela excelência no serviço público deu, nessa quinta-feira (5), mais uma vitória à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag-AL). Isso porque, após dois dias intensos de auditoria, o relatório descritivo dos processos e ações analisadas na Auditoria Externa garantiu que a pasta tivesse mais uma recomendação à manutenção da certificação da NBR ISO 9001:2008.

“Para nós, isso representa a validação de um trabalho sério e comprometido, além de ser uma resposta fundamental para toda a sociedade alagoana. Estamos certos que uma nova Alagoas está sendo construída”, pontuou o secretário titular da Seplag-AL, Christian Teixeira.

Atualmente, a pasta adota um modelo de atendimento e de Gestão da Qualidade que seguem, prioritariamente, os preceitos e os critérios básicos estabelecidos pela norma. “Em geral, obter a recertificação da NBR ISO 9001 significa afirmar que os processos realizados pela Seplag estão sendo executados de forma controlada e, principalmente, que todos os requisitos dessas normas estão sendo atendidos satisfatoriamente”, explica a secretária executiva de Gestão Interna, Cristina Farias.

Muito impressionado com resultados obtidos, Walmir Pedrosa, auditor do órgão certificador Fundação Carlos Alberto Vanzolini, observou que o trabalho desempenhado pela equipe da secretaria deve servir de modelo não só para outras instituições públicas, como também para empresas privadas de todo o país.

“É positivo perceber que o governo oferece o suporte necessário para que a Seplag execute suas metodologias e processos estabelecidos pela norma. A excelente infraestrutura da unidade, a transparência durante os processos, a disponibilidade de documentos e evidências para investigação foram importantes para o resultado”, enfatizou Pedrosa, ao ressaltar o comprometimento, empenho e dedicação que todos os gestores da Seplag-AL tiveram no processo de auditoria.

Perícia Médica
E, por conta das características de escopo trabalhadas atualmente pela Seplag-AL, os trabalhos para a recertificação da secretaria não envolveram apenas a unidade Planejamento. Dessa vez, a Superintendência de Perícia Médica do Estado participou do processo de auditoria e, juntamente com o Planejamento, obteve a recomendação à certificação da norma.

“O trabalho não pode parar. Colocamos a Perícia Médica no escopo e o nosso intuito é que, no próximo ciclo, outras unidades como a Escola de Governo também sejam certificadas. Estamos trabalhando para a construção de uma nova Alagoas e, por isso, se faz necessário prestar um atendimento com extrema excelência”, finaliza Christian Teixeira.

Ainda de acordo com a Superintendência da Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge), responsável pelos encaminhamentos e implantação do modelo na secretaria, a partir de agora, novas reuniões e treinamentos serão adotados para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela pasta.

Texto: Igor Gouveia
Foto: Ascom/Seplag-AL