Segplan-GO inicia discussão do Plano Plurianual 2016-2019

A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan-GO), por meio da Superintendência Central de Planejamento, promoveu, nesta quinta-feira (23), no Auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, reunião técnica para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O evento contou com a participação de representantes de todas as pastas da Administração Pública Estadual, que foram orientados de que forma cada um participará na construção do projeto.

Representando o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, o superintendente executivo de Planejamento, Thiago Camargo, confirmou que a discussão do PPA está apenas no início. Ainda estão previstas, até o mês de julho, a realização de oficinas e audiências públicas regionalizadas. “O PPA é uma obrigação legal, mas a gente quer extrapolar isso. O mais importante é o que está por vir. Queremos, de fato, planejar Goiás para o futuro”, disse.

Segundo Thiago, o PPA para os próximos quatro anos faz parte de um plano estratégico que o governo idealiza para os próximos 20 anos. “Nesses primeiros quatro anos vamos focar em ações de muito impacto, de alta resolutividade e que possam ser implementadas no menor tempo possível para que a gente possa atacar os principais problemas do Estado e, principalmente, as dificuldades regionais”, antecipou.

O superintendente contextualizou ainda o momento de crise pelo qual o país passa atualmente. “A crise vem para todos. E em momentos assim, aqueles que se preparam antes conseguem sair na frente. Goiás já cresce acima da média nacional, mas não somos uma ilha. Só estamos garantindo que sairemos dela mais rápido e com potencial de crescimento”, afirmou.

Para o superintendente da Central de Planejamento, Alexandre Veiga Caixeta, o início da construção do PPA é o marco para um “projeto de mudanças sem precedentes em Goiás”. “Como cidadão e como servidor público, assisto a um criterioso trabalho da Segplan para planejar da forma mais eficiente possível o caminho de Goiás rumo ao topo do ranking de competitividade dentre os Estados brasileiros”, resumiu.

Alexandre concorda que o país atravessa um momento difícil, do ponto de vista econômico. “O cenário atual impõe austeridade e demanda total simbiose entre a Segplan e todas as secretarias e órgãos que fazem parte do atual governo Marconi Perillo. Nossos objetivos são ousados e o entendimento geral do nosso planejamento é fundamental para o sucesso desta empreitada”, pontuou.

O superintendente destacou ainda a parceria com o Instituto Mauro Borges e o Núcleo de Gestão e Resultados, ambos da Segplan. “Foi traçado o cenário sócio-econômico-ambiental do Estado, que nos permitiu, por meio de indicadores, traçar um raio X de Goiás, um completo diagnóstico de tudo o que será necessário para colocar nosso Estado entre os mais competitivos do Brasil”, explicou.

Texto e foto: Ascom/Segplan-GO