Paraná lança plataforma educacional para capacitar servidores municipais

O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira, 11 de novembro, a Escola de Gestão Inteligente, uma plataforma educacional desenvolvida pelo governo estadual para capacitar servidores municipais, principalmente os que atuam na área de gestão. A ferramenta foi criada em parceria pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

“Um importante instrumento, que trará maior eficiência às administrações públicas municipais”, disse o governador. “Servidores capacitados têm condições mais adequadas para atuar na elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas, por exemplo. Com isso, será possível melhorar a transparência, agilizar procedimentos e eliminar problemas nas prestações de contas”, afirmou Richa. No evento, ele entregou certificados para servidores que foram capacitados pela plataforma no curso de pregoeiro.

O desenvolvimento da ferramenta, disse Richa, é uma demonstração da boa parceria que o governo estadual tem com os municípios paranaenses. “Fazemos uma gestão municipalista, que investe e acredita nas cidades”, ressaltou. O governador falou da crise econômica nacional, que tem reduzido os repasses aos municípios. “O Paraná se antecipou à crise e fez um importante ajuste fiscal que tem garantido aumento nos repasses de receitas aos municípios.”

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, afirmou que a plataforma ajudará na profissionalização das administrações municipais. “É preciso levar tecnologia aos municípios. Hoje, quem quer ser prefeito tem que se atualizar e utilizar ferramentas que melhorem a gestão pública, garantindo melhores serviços aos contribuintes”, afirmou Micheletto.

PLATAFORMA – A meta é capacitar 10% de todos os servidores municipais que atuam com gestão até 2018, o que representa quase quatro mil profissionais. A plataforma já está em funcionamento com cursos experimentais. “A tecnologia é uma ferramenta eficiente para modernizar a gestão pública dos municípios paranaenses. A Escola de Gestão Inteligente estará disponível para os 399 municípios paranaenses”, explicou Jacson Leite, diretor-presidente da Celepar.

Ele explicou que, atualmente, a companhia paranaense tem mais de 20 produtos de tecnologias que são oferecidos aos municípios, como portais para ouvidoria, controle de frota e para elaboração do Plano Plurianual.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, ressaltou que a plataforma operada em conjunto com a Celepar vai contribuir para que a gestão dos municípios paranaenses seja mais moderna e eficiente. “Os cursos terão conteúdos presenciais e a distância para fornecer ferramentas aos gestores municipais para uma correta prestação de contas junto aos órgãos de fiscalização, para uma melhor gestão de projetos e para promover licitações mais eficazes”, destaca.

CURSOS – O Tecpar Educação, divisão do Tecpar, é a unidade responsável por promover os cursos para os servidores municipais, que serão ofertados na modalidade presencial e mediada por tecnologia, como a aula telepresencial, com o suporte da Celepar.

Oito cursos serão ofertados já a partir de 2016 e podem ser realizados separadamente, de acordo com as necessidades de cada administração municipal: “Princípios para Educação em Gestão Responsável”, “Capacitação e Formação de Pregoeiro, Regularização de Contas e Boas Práticas de Prestação de Contas”, “Manutenção Predial Inteligente”, “Reequilíbrio Econômico e Financeiro”, “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Inventário Patrimonial” e “Elaboração de Termo de Referência e Edital”.

O lançamento da Escola de Gestão Inteligente foi acompanhado pelo deputado estadual Evandro Araújo, além de prefeitos e servidores da Celepar e Tecpar.

Conheça a Escola de Gestão Inteligente pelo site do Tecpar Educação: www.tecpareducacao.pr.gov.br

Com informações da Agência de Notícias do Paraná