Goiás conhece modelo baiano de qualificação do gasto público

O modelo baiano de qualificação do gasto público, responsável pelo corte de desperdícios na máquina pública estadual da ordem de R$ 770 milhões, servirá de base para projeto similar utilizado pelo governo do estado de Goiás. Para isso, aconteceu na quinta-feira (19) uma visita técnica de representantes da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), com o objetivo de conhecer a logística do programa Compromisso Bahia. Esta não é a primeira vez que o programa, gerido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), compartilha seu resultado com outros estados.

Para o superintendente de Gestão de Resultados de Goiás, Rinael Aguiar Pereira, integrante da comitiva, a proximidade entre o programa baiano e a iniciativa goiana – esta voltada para a gestão de resultados e controle do orçamento e despesas – foi decisiva para a troca de expertise sobre o assunto. “É um programa recente, que está em curso há cinco anos, mas que demonstra grande maturidade. Traz muita similaridade com o que desejamos implantar”, observou.
Outro aspecto determinante para a visita foi a disponibilidade de informações sobre o programa. Antes de agendar a visita, a gerente de Indicadores e Avaliação de Desempenho, Rúbia Prado, reuniu subsídios técnicos disponíveis no site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br). “O material foi de importância determinante para conhecer o projeto e nos preparar para esta visita”, avaliou.
Os demais integrantes da comitiva – o superintendente de Orçamento e Despesa, Gilson Geraldo Valério do Amaral, e o gerente interino de Controle de Despesas, Nylo Sérgio José Nogueira Junior – reforçaram a opinião dos colegas, destacando que a visita esteve “dentro das expectativas, suprimindo todas as dúvidas”. O Governo de Goiás estabeleceu metas a serem alcançadas pela administração pública daquele estado, entre elas a gestão de resultados e a melhoria na estrutura de atendimento ao cidadão. Motivo pelo qual a comitiva técnica também se interessou pelos métodos de atendimento adotados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão, como o SAC 100% Hora Marcada e o Ponto Cidadão, unidade compacta de atendimento da rede..