Estado de Alagoas é incluído em bases mundiais

Do ponto de vista prático, esta catalogação coloca Alagoas em um patamar de projetos internacionais

Alagoas agora faz parte dos dois maiores catálogos de portais de Dados Abertos do mundo. A notícia é animadora e representa um marco para a democratização da informação pública do Estado.

Gerenciado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC), o Portal Alagoas em Dados e Informações (www.dados.al.gov.br/) está disponibilizado nos catálogos DataPortals.org e CKAN Instances (ckan.org/instances).

Do ponto de vista prático, esta catalogação coloca o Estado de Alagoas em um patamar de projetos internacionais como o Data.gov (catálogo de dados do Governo dos Estados Unidos), Data.gov.uk (do Governo do Reino Unido), PublicData.eu (da União Européia), dentre muitas outras iniciativas internacionais, além do Dados.gov.br (do Governo brasileiro).

“No Data Portals, há uma relação de 424 locais de todos os continentes que disponibilizam seus dados e informações governamentais. Alagoas é a única representante do Nordeste brasileiro na lista”, ressalta o superintendente da SINC, Thiago Ávila, ao reforçar que ter alcançado um status internacional nada mais é que a consequência de mais de 40 anos de trabalho da Secretaria.

Ig Ibert Bittencourt, pós-doutor em Computação e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fala sobre o que o avanço representa para o Estado.”É com grande alegria que recebo a notícia de que Alagoas está na seleta lista de Portais de Dados Abertos do mundo. O principal avanço que vejo é cultural. Alagoas fazer parte desta lista mostra nitidamente que há uma política de estímulo à transparência no Estado de Alagoas e ações que levam a um governo aberto, tendendo à colaboração dos cidadãos em busca por melhores serviços públicos”, ressaltou Ibert, ao ponderar que o resultado representa também um estímulo para outros estados e municípios brasileiros.

Para o secretário do Planejamento, Christian Teixeira, a importância do acontecimento não estende-se apenas à Seplag, mas a todo o Estado, incluindo benefícios para a população alagoana. “Esse resultado demonstra que o Governo tem alto compromisso com a transparência publica. O reconhecimento internacional da prática de oferta de dados governamentais é, sem dúvida, um atestado de que estamos trabalhando com seriedade e compromisso com os alagoanos”, destaca Teixeira.

Renan Filho frisa que ações sólidas que resultem em melhorias para os alagoanos continuarão a ser desenvolvidas em sua gestão, com otimização do gasto público, transparência e proximidade.

Sobre o Portal Alagoas em Dados e Informações
O Alagoas em Dados e Informações (conhecido também pela sigla ADI) é uma plataforma digital de produção e oferta de dados e informações geoespaciais e socioeconômicos sobre o Estado de Alagoas.

Foi desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, sendo lançado na internet em 20 de março de 2012. Após ter sido totalmente reformulado em outubro/2014, mudando seu conceito de um Portal de informações para uma ferramenta de busca, implementado sobre o software CKAN, da Open Knowledge Foundation, o Alagoas em Dados e Informações teve seu banco de dados ampliado significativamente além de ter recebido uma série de novas funcionalidades que simplificam o processo de produção, publicação e disseminação dos dados e informações que veicula.

Apenas em dezembro de 2014, teve mais de 200.000 páginas visitadas. De janeiro a julho de 2015, já foram registradas mais de 1,5 milhões de páginas acessadas.

Genildo Silva, secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, explica a importância do Portal, que serve de base de informação para o desenvolvimento de estudos, projetos de todas as secretarias do Estado, especialmente para fins de planejamento, assim como a elaboração do Plano Plurianual (PPA). “Projetos de reestruturação de grotas e melhoramento de encostas, por exemplo, são realizados graças ao serviço de produção e gestão da informação realizado pela Seplag”, salienta.

Estudantes, acadêmicos e professores também podem recorrer ao Portal para obter dados úteis sobre (Arranjo Produtivo Local) APL, Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Produto Interno Bruto (PIB), localização de órgãos estaduais, dados do Samu, delegacias de policia, escolas, e várias outras informações.

O Portal Alagoas em Dados e Informação foi finalista do Prêmio E-Gov de Excelência em Governo Eletrônico em 2013, concedido pela Associação Nacional de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP); finalista do Prêmio CONIP da Inovação na Gestão Pública em 2013, concedido pelo Instituto CONIP; e vencedor do Prêmio TI & Governo em 2014, concedida pela Plano Editorial.

Texto: Julianne Leão/Seplag-AL
Foto: Seplag-AL