Totalmente online, Fórum Conjunto Consad/Conseplan discute temas significativos para os Estados

Encontro contou com debates acerca de assuntos como reforma administrativa, governança pós-crise, finanças públicas, crise fiscal, gestão baseada em evidências

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) reuniu, nos dias 30 e 31 de julho, representantes de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal em mais um Fórum Conjunto Consad/Conseplan. Em uma edição histórica, o evento, que foi totalmente online, debateu diversos dos temas que têm pautado a gestão pública nos últimos meses.

Formado também por integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento (Conseplan), o encontro contou com discussões acerca de assuntos como reforma administrativa, governança pós-crise, finanças públicas, crise fiscal, gestão baseada em evidências.

“Estamos passando por um momento muito difícil no Brasil e no mundo por conta da pandemia de coronavírus, mas esse tem sido também um tempo bastante decisivo para gestão pública.  Um fórum como esse é um momento muito oportuno para que nós, secretários, que passamos esses últimos meses numa luta para dirimir os efeitos da crise na saúde pública, possamos aprofundar grandes reflexões que estão relacionadas ao nosso trabalho. São temas que já vinham sendo debatidos, mas que numa situação como essa, se tornaram ainda mais caros aos Estados”, pontua o presidente do Consad, Fabrício Marques Santos.

O Fórum, que aconteceu por meio de transmissão ao vivo no Youtube, contou com a participação de nomes como o do deputado Tiago Mitraud, da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, o do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o do responsável de Finanças Públicas do programa Eurosocial+, Fernando de La Cruz Prego, o de Priscilla Maria Santana, da Secretaria do Tesouro Nacional, o de Rafael Muñoz, do Banco Mundial e do professor Ricardo Paes de Barros, do Insper.

“São profissionais de peso e que, com essa troca, auxiliam no fortalecimento da grande rede para solução conjunta de problemas comuns que é o Consad. É um evento de suma importância para que consigamos inovar e acelerar pautas significativas em todo o país”, afirma o presidente.

A 114ª edição do Fórum Conjunto Consad/Conseplan contou com o apoio da Fundação João Pinheiro (FJP), do Centro de Liderança Pública, da Capemisa Seguradora, do IMTS Innovation Group, do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) e da Techne.