Novo acordo de cooperação será assinado entre Consad e Sebrae

Presidente do Conselho e representantes do Sebrae se encontraram em Brasília para debater o formato do documento, que será assinado no IX Congresso Consad

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e o Sebrae terão um novo acordo de cooperação técnico-financeiro para o fortalecimento das compras públicas por micro e pequenos empreendedores estaduais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), durante reunião entre a presidente do Consad, Alice Viana, e representantes do Sebrae: o gerente de Políticas Públicas, Bruno Quick, e a coordenadora de Compras Governamentais, Denise Donati.

O documento será assinado na abertura do IX Congresso Consad de Gestão Pública – realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O projeto visa compartilhar um cadastro unificado de fornecedores, com certificação do Sebrae nos bancos referenciais de preços dos estados.

O acordo também prevê a capacitação de fornecedores e compradores do governo local para a otimização dos recursos públicos. “O momento é de buscarmos mais integração e efetividade nas políticas públicas; são elas que irão recuperar o desenvolvimento econômico e contribuir para fortalecer a Administração Pública”, justificou Bruno Quick. “A ideia é simplificar e dar mais eficiência aos estados, nacionalizando o Brasil”, acrescentou.

Com relação aos sistemas já compartilhados, três se destacam: o de registro de empresas de Minas Gerais, o de compras públicas do Amazonas e do serviço ao cidadão da Bahia – que foram ofertados pelos governos a outros estados. “A intenção é que o Consad designe um grupo de trabalho para validar e paramentar o modelo de sistema a ser disseminado pelo País, que acompanhe a realidade dos estados”, ressaltou a presidente do Conselho, Alice Viana.

Seminário Internacional
Na ocasião, Denise Donati parabenizou o Consad pela realização do Seminário Internacional de Compras Públicas Estaduais, realizado durante o 100º Fórum Consad, nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Manaus (AM), em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento contou com a participação de representantes de 18 estados. “Os especialistas mostraram que planificação é a palavra-chave. O planejamento das compras públicas é fundamental para alavancar a economia estadual”, concluiu.

Com informações da Ascom/Consad