Consad lança painel de consulta das medidas dos Estados no enfrentamento ao coronavírus

Ferramenta visa fortalecer transparência e auxiliar gestores públicos no processo decisório relacionado à pandemia

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) lançou, nesta terça-feira (12), um painel com o registro das medidas adotadas por diversos Estados brasileiros no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19). Além de promover mais transparência em relação às respostas da administração pública, a ferramenta visa, sobretudo, auxiliar gestores no processo de tomada de decisão.
A plataforma permite que o gestor, ou o cidadão, pesquise de forma interativa a medida que deseja analisar, podendo combinar a consulta por unidade federativa, gênero da medida, frente de atuação ou pela data da ação. O painel reúne respostas dos governos para o atendimento à saúde, a desaceleração da propagação do vírus, obtenção de recursos, apoio à atividade econômica, fomento à pesquisa, auxílio a famílias e grupos vulneráveis, apoio a municípios, entre outras.
Catalogadas pelos próprios Estados, as mais de 1000 ações já disponíveis no painel direcionam para o ato normativo ou para uma publicação no site de notícias do governo relacionada a elas. Ao acessar a plataforma, cada gestor poderá analisar as medidas tomadas em outras unidades federativas em relação a uma frente de atuação, bem como a evolução temporal entre as que foram estabelecidas anteriormente para definir a que melhor se enquadra na sua realidade. Do mesmo modo, os cidadãos podem utilizar a ferramenta para acompanhar o que está sendo feito em todo o Brasil e cobrar de seus governantes.
O intuito do painel, segundo o presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, é justamente reunir, de forma estratégica e em um só ambiente, as medidas de combate à pandemia e facilitar o acesso à informação sobre o tema.
“O painel é um importante instrumento de transparência e, principalmente, uma ferramenta bastante completa para a gestão dessa crise nos Estados, na gestão pública como um todo. Neste momento, mais do que nunca, precisamos estar muito integrados, analisando as decisões dos demais Estados e unindo esforços e equipes técnicas para que possamos enfrentar a pandemia com medidas assertivas e que podem salvar vidas”, pontua o presidente.
De acordo com ele, o painel está sendo atualizado conforme sejam tomadas novas medidas pelos Estados. Para conferir a plataforma, basta acessar http://www.consad.org.br/.