117º Fórum Nacional de Secretários discute carreiras e sistemas de documentos eletrônicos

O Consad realizou virtualmente na última terça-feira (30/03), o 117º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração com secretários e representantes das pastas de Administração e Planejamento dos estados. O encontro, que ocorre trimestralmente, busca discutir temas significativos ao bom andamento das gestões dos Estados. Desta vez, a discussão se voltou, entre outros temas, para assuntos como Sistema Eletrônico de Documentações, planejamento de atividades do Conselho e contou ainda com o lançamento do ‘Painel Nacional de Carreiras’, produzido pelo GT de Gestão Estratégica de Pessoas.

O presidente do Consad, Fabrício Marques, frisou que apesar da pandemia, o Fórum continua sendo realizado e é uma grande oportunidade de troca de experiências e ideias entre os membros do Conselho. “Esse encontro é muito simbólico para a administração pública porque é o momento em que os estados se reúnem para pensar junto, trocar experiências e planejar ações. Estamos trabalhando em agendas importantes desde o início do ano e algumas mais estratégicas para lidar com os desafios da pandemia”, destacou.

O ‘Painel Nacional de Carreiras’ desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Gestão Estratégica de Pessoas foi apresentado pela secretária de estado de Pernambuco Marília Raquel Simões. Segundo ela, o trabalho foi elaborado por várias mãos e todos tiveram imensa satisfação ao entrega-lo ao Consad e a partir dele ao próprio País.  “Essa ferramenta é fruto de um esforço do Grupo, que se iniciou ainda em 2019 com apoio técnico da consultoria Macroplan e contou com a participação de 19 estados”, complementou.

Além dessa pauta, também foi discutido a implementação dos sistemas de documentos eletrônicos S.E.I (TRF4) e Sistema Siga-Doc (TRF2). O tema foi conduzido pelo do juiz federal, Luis Luvizetto Terra, e pela gestora do SEI – Sistema Eletrônico de Informações e diretora de gestão do SEI do TRF da 4ª Região, Patrícia Valentina. Ambos destacaram a importância na tramitação de processos e documentos dos estados.

O encontro contou com a presença dos secretários e representantes dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Ascom Consad