112º FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E FÓRUM CONJUNTO CONSAD/CONSEPLAN
Data:27 a 29 de novembro
Local:Rio de Janeiro – RJ

De 27 a 29 de novembro, é a vez de o Rio de Janeiro virar o centro das principais discussões que têm movimentado a administração pública brasileira nos últimos meses. O debate acontece na 112ª edição do Fórum Conjunto Consad/Conseplan, realizada pelos conselhos nacionais de secretários estaduais da Administração e do Planejamento.

O encontro, que ocorre trimestralmente, reúne gestores e técnicos de todas as unidades federativas para aprofundar temas significativos ao bom andamento das gestões dos Estados. Desta vez, a discussão se volta, entre outras coisas, para assuntos como Gestão de Ativos, Concessões, Parcerias Público-Privadas, Pacto Federativo e Governança Pública.

“O Fórum é um momento bastante simbólico para a administração pública brasileira como um todo porque é o momento em que os Estados se reúnem para pensar junto, trocar experiências e propor, lado a lado, melhorias para a situação das principais demandas que envolvem o dia a dia das secretarias de Administração e Planejamento. É por meio desse encontro que podemos aprofundar pautas importantes, dialogando sempre com a atual conjuntura política e econômica nacional”, destaca o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Consad, Fabrício Marques.

A oportunidade também contará com reuniões, apresentação dos resultados e divulgação das ações programadas para 2020 dos Grupos de Trabalhos (GTs) que fazem parte do Consad, tais como o de Gestão de Ativos, o das Escolas de Governo, o de Gestão de Pessoas e o de Comunicação. Além disso, a programação também conta com um painel do GT de Transformação Digital, que deve abordar o Governo Digital e as estratégias possíveis de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para os Estados.

“O intuito é que possamos sair desta próxima edição ainda mais fortalecidos e engajados, com uma bagagem maior para lidar com os principais desafios que encontramos em nossos estados. É o momento para a propulsão de soluções criativas que, sem dúvidas, devem nortear a gestão pública e aprimorar as entregas dos governos à população dos diversos cantos do país nos próximos meses”, afirma Fabrício.

Estarão presentes na abertura do Fórum Conjunto Consad/Conseplan o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Consad, Fabrício Marques Santos, a secretária de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão e presidente do Conseplan, Cynthia Mota Lima, o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio de Janeiro, Bruno Schettini e a secretária especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Débora Vírginia Macedo Arôxa.

Programação